Livros 2014

Um resumo dos livros lidos em 2014 (ideia muito original para o final do ano)

Mudança – Mo Yan (2013)

Autobiografia do prêmio nobel de literatura de 2012. Em 2015 está na lista uma leitura de algum romance do autor, li em alguma entrevista dele que se ele tivesse que recomendar seria “Big Breasts & Wide Rips”

“Acordamos para o fato de que não há imortais no mundo. Nem em sonho imaginávamos que o presidente Mao morreria um dia, mas acontecera. Acreditamos, naquele momento, que a morte dele seria o fim da China. Dois anos mais tarde, o país não apenas sobrevivera como melhorava a cada dia”

Cisnes Selvagens – Jung Chang (1991)

É a história de três gerações da família da autora (avó, mãe e ela) durante as transformações ocorridas na China durante boa parte do século XX – a história se passa entre 1909 até 1978. A Companhia das letras lançou este ano outra obra da autora – “A imperatriz de ferro – A concubina que criou a China moderna”.

Niubi!: The real chinese you were never taught in school – Eveline Chao (2009)

Livro divertido com expressões populares usadas pelos chineses.

O caso dos nove chineses – Ciça Guedes e Murilo de Fiuza Neto (2014)

Conta a história dos nove cidadãos chineses que foram presos em 1964 no Rio de Janeiro e foram expulsos do país em 1965. Tem esta resenha do Elio Gaspari

The Rise and fall of the house of Bo – John Garnaut (2012)

O jornalista australiano John Garnaut relata a história do político chinês Bo Xilai e dos acontecimentos da política chinesa atual, é uma boa introdução para quem quer conhecer um pouco mais sobre o sistema político chinês.

Europa Japão Um diálogo civilizacional no século XVI – Luis Fróis (1993)

Relato do missionário português Luis Fróis (1532 – 1597) sobre as diferenças entre o Japão e a Europa no século XVI – mais informações do autor nesse link

“antre nós é espanto matar a um homem, e nenhum matar vacas, galinhas, cães; os Japões se espantam de ver matar animais e matar homens é cousa corrente”

Korea the impossible country – Daniel Tudor (2012)

Procurando livros para aprender mais sobre a Coreia do Sul encontrei este onde o autor fala de história, costumes, política, negócios. Uma excelente introdução sobre o país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s