Leituras

[China]

A China pró-mercado

Investimentos em Startups

Construções estranhas

tea

Presença chinesa na Ásia Central

Uighur pop star

Unlike the country’s majority Han Chinese, Uighurs are of Turkic origin and mostly Muslim. As with Tibet, Xinjiang is historically a contested space, held by a series of Turkic, Mongol and Han empires, including the 18th century Qing Dynasty, which gave the region its current name, meaning “New Frontier.” In the 1930s, Uighur leaders in the ancient Silk Road entrepôt of Kashgar declared the first of two short-lived East Turkestan Republics.

Tensão em Hong Kong

“Little Apple”

China e Filipinas

Taiwan e os protestos

Problemas das megacidades

E-Commerce no Brasil

Nenhum site vende tanto na internet brasileira quanto o chinês AliExpress, parte do gigante Alibaba. Segundo o Ibope E-Commerce, a empresa é líder em unidades vendidas no País, com 11 milhões de pedidos entre julho e setembro, bem à frente das 7,2 milhões de unidades do segundo colocado, o grupo B2W, que reúne as marcas Americanas.com e Submarino.

Cerca de dois terços das compras de brasileiros no site se concentram em moda e acessórios. As mulheres, aliás, concentram 60% dos pedidos de brasileiros no site.

Maratona de Beijing

Porta-aviões Liaoning

Entrevista com Teng Biao

Kevin Rudd e estudos sobre a Ásia

Mr. Rudd, 57, a longtime statesman, Asia scholar and fluent Mandarin speaker, will become the first president of the Asia Society Policy Institute in January. His appointment was announced six months after the Asia Societyofficially formed the institute, which it has described as “a new kind of think tank on the rise of Asia.”

Yan Lianke

[Japão]

Queda de ministros

Culinária de Fukuoka

Entrevista do Japan Times com Hideaki Anno

[Coreia]

Fã do Kansas City Royals

Clonagem de cachorros

Comparações Brasil e Coreia do Sul

Por que protagonizamos um desastre e a Coreia do Sul um sucesso? O que nos diferenciou deles? Educação? Instituições? Cultura? Leis? É difícil dizer. Se alguém voltasse à década de 1970 não teria facilidade prever em a trajetória que o futuro guardava para os dois países. Ambos eram governados por regimes autoritários que usavam o poder do estado para induzir a dita industrialização. É verdade que a Coreia do Sul cuidava mais da educação, mas nós tínhamos abundância de recursos naturais e estávamos em uma região pacifica. Alguns vão dizer que as políticas industriais da Coreia do Sul foram melhores que as nossas, é uma resposta incompleta, por que fizemos políticas piores?

[Indonésia]

Novo presidente

[Cingapura]

Desafios

Mas o menor e talvez mais admirado tigre asiático encara desafios para manter a alquimia que permitiu a um território minúsculo e sem recursos naturais estar entre os cinco países com maior renda per capita do mundo.

Entre os problemas estão o elevado custo de vida e o crescimento da desigualdade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s